IILB - Índice Ideagri do Leite Brasileiro
BOLETIM IILB
abril 2020 - 5ª EDIÇÃO
Caso não visualize a mensagem, clique aqui.

Olá, leitores! Compartilhamos com vocês mais uma edição especial (além da tradicional edição mensal do Boletim Ideagri). Trata-se da 5ª Ed. do IILB - Índice Ideagri do Leite Brasileiro, publicação trimestral e específica. Conheça mais sobre o índice nas publicações acessíveis a partir desta mensagem.

Um único número para comparar sua produtividade com as fazendas profissionais do Brasil
 
 
IILB ESPECIAL
img
IILB projeta melhoria no desempenho das fazendas leiteiras em 2020

Saiba mais
Vídeos IILB
img
Webinar de lançamento da 5ª Edição do IILB

Saiba mais
 
 
COLUNA IILB
img
Coluna IILB Revista Leite Integral - No tempo certo
Saiba mais
IILB News
img
IILB + Pecuária 4.0: Um caminho para aumento de eficiência, produtividade e rentabilidade
Saiba mais
 
 
 
 
Índice Ideagri do Leite Brasileiro projeta melhoria no desempenho das fazendas leiteiras em 2020

O IILB completa 1 ano e em sua quinta edição traz também análise sobre a relação entre o porte das fazendas e sua eficiência e produtividade. O desempenho geral das quase mil fazendas que compõem o Índice Ideagri do Leite Brasileiro melhorou 5,8% em 2019, quando comparado com o ano de 2018. Esta é a conclusão da quinta edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), publicado no dia 26 de março e que completa um ano de lançamento. A nota média geral das propriedades (em uma escala de zero a 10) passou de 3,97 em 2018 para 4,20 em 2019. Este avanço deve-se a uma melhora em praticamente todos os 12 indicadores analisados pelo índice, com destaque, principalmente, para a taxa de sobrevivência de fêmeas de até 12 meses. De cada 100 bezerras nascidas em 2019, morreram 13,1, contra 16,7 em 2018, e essa diferença é de 21%, o que representa mais matrizes entrando em período produtivo em 2020 e 2021. Quando se observa as fazendas classificadas entre as top 10% do IILB, essa diferença chega a ser 46,1% maior.

 
 
Webinar de lançamento da 5ª Edição do IILB

A 5ª Edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 5) foi um marco! Pela primeira vez foi possível comparar os mesmos períodos em anos diferentes, pois o primeiro ciclo de 12 meses do IILB foi completado na última edição. Tenha acesso, em primeira mão, aos resultados atualizados de indicadores de qualidade e eficiência da produção de leite de centenas de fazendas do país. As apresentações foram de Heloise Duarte (Médica Veterinária, CEO Ideagri), com o tema 'Lançamento da 5ª Edição do Boletim IILB e apresentação de dados nacionais' e pelo Prof. Dr. José Luiz Moraes Vasconcelos (UNESP Botucatu), com o tema 'Discussão de estratégias reprodutivas com base nos dados da 5ª Edição do IILB'. Simplesmente imperdível! Clique e assista. 

 
 
Coluna IILB Revista Leite Integral - No tempo certo

Reduzir a idade ao primeiro parto, com o manejo adequado das bezerras, dilui os custos de criação, aumenta produtividade e rentabilidade, além de impactar no bem estar do animal. Nesta edição, a coluna Ideagri analisa a relação de dois dos indicadores que compõem o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB): a idade ao primeiro parto em meses (IPP) e a produção de leite na primeira lactação (Prod. leite total/corrigida 1ª lac.). Pesquisas recentes nos EUA mostram que primeiros partos, ocorridos entre 23 e 24 meses de idade, são correlacionados a uma maior produção de leite na primeira lactação e, por conseguinte, durante a vida da matriz. Evitar que os primeiros partos ocorram tardiamente também diminui o tempo de permanência improdutivo da fêmea na fazenda.

 
 
IILB + Pecuária 4.0: Um caminho para aumento de eficiência, produtividade e rentabilidade
Vivemos em um tempo no qual o volume de informações disponíveis aumenta vertiginosamente. Aumenta, também, o desafio de fazer com que estas informações tenham valor real para as pessoas, que têm papel fundamental na quarta revolução industrial, que em nosso caso, é a Pecuária 4.0, a era digital na produção animal. Fazer com que os dados, acumulados diariamente nas fazendas leiteiras, sejam processados e analisados de forma mais efetiva, sempre foi um ponto chave para o sucesso de qualquer iniciativa de informatização. Enriquecer, ainda mais, a informação gerada, usando-a, não só para a tomada de decisões “dentro da porteira”, mas, também, como um balizador de desempenho em relação às demais, seria, então, a “cereja do bolo”. Confira o artigo completo, publicado na edição de março, da Revista Balde Branco.
 

Face Insta Blog

Rua Santa Fé, 100, conj. 203 | Sion, Belo Horizonte, MG | CEP 30.320-130
e-mail:atendimentoiilb@ideagri.com.br
 
 
Ideagri